Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

SAÚDE OCUPACIONAL

A integração das práticas da Saúde Ocupacional é a nossa grande chave para resultados efetivos na sua empresa, assim analisamos e garantimos a saúde dos seus colaboradores. Nesse sentido, a contratação de uma Equipe Especializada em SSO é de extrema importância. Além de lidar com o manejo dos exames clínicos e complementares, a saúde ocupacional está diretamente ligada à segurança dos seus colaboradores.

Confira nossos serviços em Saúde Ocupacional, todos eles integralizados ao eSocial:

  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
    Este Programa é de elaboração obrigatória pela NR 07, por todas as empresas que possuam 01 ou mais colaboradores regidos pela CLT. O PCMSO tem o objetivo de prevenir, monitorar e controlar possíveis danos à saúde e integridade dos empregados e detectar riscos prévios, especificamente os relacionados às doenças do trabalho. (Norma Regulamentadora 7, Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de Junho de 1978).
  • Atestados de Saúde Ocupacional (ASO)
    Refere-se a um Exame Clínico e é parte integrante do PCMSO; na qual é necessário no processo de contratação, periodicidade ou desligamento de um funcionário. É a partir do Exame Clínico, mas não somente deste, que o médico especializado em Medicina do Trabalho definirá a aptidão ou não dos trabalhadores para exercerem suas funções dentro da empresa.

São 05 tipos de ASO:
Admissional, Periódico, Mudança de Função, Retorno ao Trabalho e Demissional.

  • Exames Complementares: São exames específicos que irão complementar o exame clínico do empregado, monitorar a saúde do trabalhador, nos casos em que a atividade exercida pelo empregado ofereça riscos à sua saúde através dos agentes nocivos.
    Através da nossa Rede Credenciada, o Grupo AMT & Climet realiza todo ou qualquer exame clínico e complementar que venha a ser necessário para sua empresa.

São 07 tipos de Complementares: Acuidade Visual, Audiometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Espirometria, Exames Laboratoriais e Radiografias.

  • Plano de Conservação Auditiva (PCA): Este Plano é um conjunto de atividades que visam prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocasionadas pelas mais diversas situações ocupacionais. As ações realizam-se por meio de processos dinâmicos, focados em melhoria contínua, desenvolvidos através de atividades planejadas e coordenadas entre as diferentes áreas envolvidas da organização. O fonoaudiólogo exerce um papel importante em decorrência do contato individual com o trabalhador, realizando avaliação auditiva (audiometria), informado a eficácia do programa, bem como dando esclarecimentos sobre os efeitos do ruído e as formas de prevenção, e principalmente o uso do EPI ou EPC.