Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

ERGONOMIA

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17, pode ser dividida em três áreas: Ergonomia Física, Cognitiva e Organizacional.

Hoje em dia, é difícil pensar em bem-estar sem falar de ergonomia, não é mesmo? Ela impacta diretamente não só a saúde física, mas também a saúde mental das pessoas, sendo fundamental no ambiente de trabalho.

Confira nossos serviços em Soluções Ergonômicas, todos eles integralizados ao eSocial, NR-17 e ABNT ISO 1126:


 

  • Análise Ergonômica do Trabalho (AET): é o estudo detalhado da demanda, tarefa e atividade nos postos de trabalho para identificar inadequações e fatores de risco existentes. Define as adaptações necessárias para garantir condições de trabalho adequadas e confortáveis, sem comprometimento da saúde e segurança do trabalhador, ligado ao dimensionamento da equipe e o prazo de realização são definidos de acordo com a demanda.

  Benefícios da Análise Ergonômica do Trabalho:

    1. Redução das faltas e afastamentos (impacto direto no FAP/RAT da empresa),
    2. Oferece mais conforto, segurança, saúde e eficácia ao trabalhador,
    3. Aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores,
    4. Permite a empresa atender a legislação.

 

  • Laudo Ergonômico: é um documento que estabelece parâmetros de alguma atividade específica da organização, permitindo documentar e sistematizar a realização de um procedimento específico, garantindo segurança jurídica e operacional à empresa.      Para tal, o laudo avalia: Condições Organizacionais, Ambientais e Físicas.

  Benefícios do Laudo Ergonômico:

    1. Reduz queixas de dores, lesões e doenças ocupacionais,
    2. Reduz afastamentos e acidentes de trabalho,
    3. Reduz queixas e processos trabalhistas,
    4. Melhora a disposição e o rendimento dos colaboradores.

 

  • Ginástica Laboral: é o tipo de ginástica cuja prática é especificamente destinada aos funcionários no seu local de trabalho com duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza. Tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.

  Benefícios da Ginástica Laboral:

    1. Estímulo para iniciar outras atividades físicas,
    2. Reduz a fadiga e o estresse,
    3. Melhora a postura,
    4. Melhora a concentração

 

  • Blitz Ergonômica: identificamos, diagnosticamos e corrigimos, através de uma orientação verbal, e registro para execução de um relatório, as posturas inadequadas, os vícios posturais e o mau posicionamento de pessoas e objetos em seus postos de trabalho. Esta orientação verbal é realizada em cada posto de trabalho auxiliando o trabalhador a adaptar seu posto às suas características, que consiste tanto na avaliação de distúrbios posturais presentes, como também nas orientações de hábitos saudáveis. Todas as orientações são desenvolvidas respeitando os preceitos da ergonomia de permitir ao trabalhador realizar seu trabalho sem prejudicar sua saúde.

  Benefícios da Blitz Ergonômica:

    1. Prevenir doenças relacionadas ao trabalho,
    2. Redução no índice de afastamentos,
    3. Funcionários mais saudáveis e produtivos,
    4. Funcionários com melhor aproveitamento dos recursos fornecidos pela empresa.

 

  • Palestras e Treinamentos: Ministrar este conteúdo aos colaboradores para os riscos relacionados a ergonomia, sobre postura adequada, regulagem de cadeiras, levantamento e transporte de materiais, pausas obrigatórias, posição correta para uma correta “pegada” de objeto, meios de transporte de materiais, e demais conceitos conscientizando o colaborador.

  Benefícios das Palestras e Treinamentos:

    1. Auxilia o colaborador a entender um pouco mais a NR,
    2. Promove a valorização profissional,
    3. Reduz ausências e afastamentos,
    4. A empresa é vista com outros olhos pelos colaboradores e seus clientes.