Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

Qual impacto o eSocial causará?

Nas empresas, os impactos do eSocial têm sido diversificados. A ferramenta eletrônica, responsável por unificar dados trabalhistas, fiscais e previdenciários para o Governo Federal, promoveu uma corrida nas organizações para se adaptarem a essa nova realidade.

Os impactos são os mais diversos. Veja a melhor forma de proceder em cada uma das situações:

Cenário 1

Comércio e Serviços que terceirizam todos os Serviços de SST

A empresa não possui ninguém que cuide da Saúde e Segurança Ocupacional internamente. Ela terceiriza a Gestão completa de SST com uma Clínica e/ou uma Consultoria.

Mediante este cenário, a Clínica e/ou a Consultoria tem somente de enviar todas as informações de Saúde e Segurança diretamente ao eSocial.

Cenário 2

Empresas com Filiais e com múltiplos Prestadores de Serviços de SST

A empresa terceiriza toda a Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho com seus diversos Prestadores de Serviços de SST, localizados em diferentes cidades.

Se o cliente desejar, as informações podem ser enviadas diretamente ao eSocial por cada um dos prestadores separadamente.

Cenário 3

Necessidade da implantação efetiva da gestão da Saúde e Segurança do Trabalho

Por fim, a implantação de um Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho passa a ser uma necessidade. Todas as informações que compõem esse quadro devem integrar os dados da empresa de uma maneira bastante organizada.

Esse, aliás, é um dos principais impactos do eSocial. Muitas empresas, até então, não tinham registros informatizados das questões que envolvem a Saúde e Segurança do Trabalho. Pautavam-se em documentos, em geral, de prestadores de serviços, guardados sob a responsabilidade deles, o que poderia ser um grande problema.

Os impactos do eSocial podem ser muito mais positivos se as empresas souberem trabalhar de maneira correta e atenta. O setor de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho deve agir nesse sentido, garantindo o cumprimento das normas. Caso contrário, os resultados para as organizações poderão ser desastrosos, incluindo problemas legais; na qual a implantação da Gestão de SST vai garantir os seguintes processos:

• Maior contre sobre as informações prestadas

Como o eSocial centraliza informações, há um controle maior sobre os dados da empresa. Todos eles ficam disponíveis de maneira conjunta, tornando mais fácil não somente o acesso, mas também o devido acompanhamento.

Assim, é possível ter uma visão muito mais completa e eficaz acerca da organização, podendo agir em cima de uma ou outra inconsistência de maneira mais certeira.

• Revisão constante dos processos da empresa

Outro impacto do eSocial é a revisão frequente dos processos. Como a ferramenta tem uma série de exigências, é importante fazer análises constantes para verificar se elas estão mesmo sendo cumpridas.

É preciso ainda estar bem atualizado a tudo o que determina o eSocial. É, realmente, uma nova rotina que se estabelece no empreendimento.

• Agilidade na entrega dos documentos legais

Com os dados unificados, a empresa consegue ter acesso mais rápido às informações disponíveis. Além disso, a própria entrega dos documentos legais se torna muito mais ágil, dada as facilidades que a ferramenta oferece.

Em uma época em que tanto se fala a respeito de administrar bem o tempo, esse tipo de realidade é fundamental para qualquer empreendimento, seja de pequeno, seja de grande porte.

Com isso, passa a ser possível que os colaboradores foquem em outras atividades do dia a dia, menos burocráticas, tornando o cotidiano mais dinâmico.

Quer saber mais sobre o eSocial SST?

Acompanhe aqui nossa Maratona 20 dias com o eSocial e saiba mais!

Calendário Maratona 20 dias eSocial

Mande um e-mail com suas dúvidas, irei prontamente lhe atender: esocial@amtclimet.com.br
Até breve!

Kristine de Souza
Gestora e Especialista em eSocial 
Depto SST, RH e DP

O que é e quais objetivos do eSocial?

No mundo Contábil e de SST em geral, a palavra que mais se fala de momento é “eSOCIAL”… mas você sabe exatamente o q é?

Quais vantagens o eSocial traz?

São tantas mudanças que com certeza iremos ter alguma vantagem…. a seguir saiba o que esperar de bom:

Qual é meu Prazo?

Qual meu Prazo para o eSocial? Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 atualiza o Cronograma de Obrigatoriedade.

O que é preciso fazer para preparar sua empresa para esta mudança?

Para se preparar para o eSocial, a empresa deve contar com ferramentas de planejamento e estratégias que sejam compatíveis com o programa.

Agora é a hora da A-Ç-Ã-O!

A adequação dos processos das empresas e a implantação do eSocial trazem inúmeros benefícios para o governo, as organizações e seus funcionários.

Deste universo SST, nós entendemos!

Finalmente, a área de Saúde e Segurança do Trabalho presenciará em 2021, a entrada de seus eventos no eSocial, após anos de prorrogações…

Até aqui você já tem uma grande noção do que esperar do eSocial, mas…

Esta versão mais recente da Versão Simplificada do eSocial trouxe algumas mudanças significativas nos Eventos relacionados à área de SST.

Quem é responsável por enviar os dados?

O empregador é o responsável por definir este critério, porém a permissão adequada é que o envio seja feito por sua Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho

ASO Avulso? Exames? GR 1 e 2 sem PCMSO?

A Saúde Ocupacional é um ramo da Medicina, e um setor obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte (pequeno, médio ou grande).

PPRA ou PGR? Documentos Obrigatórios de SST!

A documentação é essencial e serve como prova de que os empregadores agem em conformidade com os direitos dos trabalhadores.

As possíveis multas do eSocial SST

O eSocial é uma obrigatoriedade, e as empresas de todos portes deverão se adequar. Além das multas, as penalidades poderão aumentar os custos das empresas.

Multas! De quem é a responsabilidade?

Por vezes a responsabilidade da multa pode recair sobre o prestador de serviços. Em outros casos a empresa cliente é que pode assumir a culpa. Veja os exemplos: