Dia mundial da Saúde e Segurança no Trabalho
Foto do dia mundial da saúde e segurança no trabalho

A definição dessa data foi em decorrência de uma explosão em uma mina de carvão localizada na Virginia, nos Estados Unidos, em 1969. Nesse acidente, 78 trabalhadores mineiros morreram e um número expressivo ficou ferido. Mas foi somente em 2003 que a OIT estipulou a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A escolha foi em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Como esse caso da explosão da mina ganhou bastante notoriedade na mídia, a definição dessa data representa a oportunidade de reflexão sobre a relevância da adoção de práticas em defesa da saúde dos trabalhadores.

No Brasil, foi realizado um importante evento para chamar a atenção da sociedade para um futuro de trabalho seguro e saudável. Assim, em 2019, por meio da Lei nº 11.121/2005, a data ficou conhecida como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é visto como uma oportunidade de divulgar campanhas e difundir informações sobre o tema. É preciso destacar que o trabalhador tem direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável. Isso deve ser respeitado em todos os cargos e segmentos, visto que é uma conquista assegurada por lei.