Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

Deste universo SST, nós entendemos!

Finalmente, a área de Saúde e Segurança do Trabalho presenciará em 2021, a entrada de seus eventos no eSocial, após anos de prorrogações… mas você sabe realmente quais são os objetivos do SST no eSocial?

As empresas experimentaram um nível de exposição da sua Gestão de SST jamais visto antes. Todas as informações de SST enviadas ao sistema ficarão guardadas por lá pra sempre.

Por isso, para evitar que a sua empresa tenha transtornos com a entrada em vigor dos eventos de SST, é preciso garantir o cumprimento, ao menos, dos 5 Principais Objetivos da Gestão SST no novo eSocial. Vem comigo conhecer esses Objetivos a partir de agora:

  1. Facilitador. SST no eSocial será um constante facilitador de acesso à informação e fiscalização, além da modernização desses processos, desburocratizando esse sistema de registros, atuando de forma correta e eficaz com esse novo modelo de eSocial Simplificado.
  2. Informações de Qualidade
    SST no eSocial é Compliance. 
    As empresas precisam mostrar para os órgãos do Governo e para os trabalhadores que estão cumprindo os requisitos legais, atendendo as exigências das NRs aos requisitos de SST, como, por exemplo:
    • Elaborar e manter em constante atualização o novo PGR e PCMSO;
    • Realização os 05 Tipos de Atestados de Saúde Ocupacional, 
    • Emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), 
    • Comprovação de Atividades Especiais, 
    • Treinamentos Admissionais e Periódicos de acordo com a função desempenhada; entre outros.
    • As empresas experimentaram um nível de exposição da sua Gestão de SST jamais visto antes. Todas informações de SST depois de enviadas, ficarão gravadas no sistema do eSocial para sempre. Ou seja, qualquer informação de má qualidade pode gerar multas, indenização, perdas em ações judiciais num futuro próximo, pois não haverá possibilidade de retificação.
  3. Informações no Prazo
    O segundo principal objetivo de SST a ser cumprido com a entrada em vigor dos eventos no eSocial é o envio das informações dentro do prazo, pois cada evento tem um prazo de envio estabelecido pelos órgãos públicos. É preciso se organizar para assegurar que os prazos sejam cumpridos; ou seja, não será tão simples enviar as informações, visto que demanda tempo, organização e o mínimo de falhas para adequação.
  4. Tecnologia
    Vale ressaltar que o eSocial é tecnologia! Um sistema de mensageria em tempo real de armazenamento de dados, e, por isso, sem software vai ficar inviável de cumprir com SST no eSocial, além disso os profissionais que irão trabalhar para adequação das empresas aos requisitos legais de SST no eSocial precisam ter pleno entendimento dos aspectos técnicos e legais das Normas de SST relacionadas com o eSocial. Somente quando você conhece esses aspectos técnicos e legais é que poderá garantir a qualidade das informações que estão sendo prestadas. Fique Ligado!
  5. Desperdício de Recursos
    Para uma empresa contratar um fornecedor desta espécie é fundamental, não apenas do ponto de vista econômico, vista a redução de custos em adaptações, mas também do âmbito de gestão, uma vez que utilizar um sistema especializado trará mais segurança e garantia de compliance aos trâmites de SST em todas as instâncias com que a empresa se relaciona.O eSocial será, sim, modificado e simplificado no que tange a SST. Se isso resultar em benefício ou prejuízo para sua empresa, a decisão é sua!

Quer saber mais sobre o eSocial SST?

Acompanhe aqui nossa Maratona 20 dias com o eSocial e saiba mais!

Calendário Maratona 20 dias eSocial

Mande um e-mail com suas dúvidas, irei prontamente lhe atender: esocial@amtclimet.com.br
Até breve!

Kristine de Souza
Gestora e Especialista em eSocial 
Depto SST, RH e DP

O que é e quais objetivos do eSocial?

No mundo Contábil e de SST em geral, a palavra que mais se fala de momento é “eSOCIAL”… mas você sabe exatamente o q é?

Quais vantagens o eSocial traz?

São tantas mudanças que com certeza iremos ter alguma vantagem…. a seguir saiba o que esperar de bom:

Qual é meu Prazo?

Qual meu Prazo para o eSocial? Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 atualiza o Cronograma de Obrigatoriedade.

O que é preciso fazer para preparar sua empresa para esta mudança?

Para se preparar para o eSocial, a empresa deve contar com ferramentas de planejamento e estratégias que sejam compatíveis com o programa.

Agora é a hora da A-Ç-Ã-O!

A adequação dos processos das empresas e a implantação do eSocial trazem inúmeros benefícios para o governo, as organizações e seus funcionários.

Até aqui você já tem uma grande noção do que esperar do eSocial, mas…

Esta versão mais recente da Versão Simplificada do eSocial trouxe algumas mudanças significativas nos Eventos relacionados à área de SST.

Quem é responsável por enviar os dados?

O empregador é o responsável por definir este critério, porém a permissão adequada é que o envio seja feito por sua Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho

ASO Avulso? Exames? GR 1 e 2 sem PCMSO?

A Saúde Ocupacional é um ramo da Medicina, e um setor obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte (pequeno, médio ou grande).

PPRA ou PGR? Documentos Obrigatórios de SST!

A documentação é essencial e serve como prova de que os empregadores agem em conformidade com os direitos dos trabalhadores.

Qual impacto o eSocial causará?

Nas empresas os impactos do eSocial foi diversificado. A ferramenta eletrônica promoveu uma corrida nas organizações para se adaptarem a essa nova realidade.

As possíveis multas do eSocial SST

O eSocial é uma obrigatoriedade, e as empresas de todos portes deverão se adequar. Além das multas, as penalidades poderão aumentar os custos das empresas.

Multas! De quem é a responsabilidade?

Por vezes a responsabilidade da multa pode recair sobre o prestador de serviços. Em outros casos a empresa cliente é que pode assumir a culpa. Veja os exemplos: