Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

Considerações pra contratar fornecedor de SST

Para selecionar um bom fornecedor é preciso considerar fatores como os valores da empresa, sua estrutura, histórico, expertise, credibilidade, qualidade, preço, suporte, localização, prazo e flexibilidade.

Além disso, os fornecedores que você seleciona para atender ao seu negócio podem influenciar diretamente na qualidade e agilidade dos seus serviços e na sua vantagem competitiva frente ao mercado; lembrando que estamos falando de COORESPONSABILIDADE para Alimentação do eSocial!

É por isso que fechar com o primeiro contato que responder seu pedido de cotação com uma proposta barata, definitivamente, não é uma boa ideia. Fique Atento!

Pensando nisso, nós separamos 10 Fatores Essenciais a se considerar na hora de selecionar uma empresa especializada em SST para lhe representar no eSocial.

1. Política e Valores

Na hora de selecionar um fornecedor de SST para sua empresa, priorize os que tenham valores alinhados aos seus.

2. Estrutura e Histórico

Antes de fechar com um fornecedor de SST avalie sua estrutura e histórico. Isso inclui características como:

  • Tempo de Mercado: Nem sempre o tempo de atividade define uma empresa, mesmo assim é importante avaliar esse dado e descobrir se neste período a empresa teve evolução. Isso é um indicativo essencial da qualidade de gestão desse fornecedor de SST.
  • Capacidade Produtiva: Esse fornecedor de SST será capaz de atender às especificações da sua empresa no tempo e com a qualidade exigida? Os colaboradores estão treinados para as devidas demandas do eSocial?
  • Estrutura: CNPJ, emissão de NFe, local existente, site, redes sociais, software de SST, LGPD… tudo isso tem que ser verificado antes de fechar o contrato com seu fornecedor!

3. Expertise

Habilidade técnica para oferecer uma solução que esteja dentro das normas do eSocial do seu negócio!

4. Credibilidade

Essencial na hora de decidir ou não por ele e, para descobrir isso, nada mais adequado que observar os clientes que ele já atende. Solicite o contato desses clientes e ligue para verificar o nível de satisfação deles em relação ao serviço oferecido. Além disso, observe o segmento dos clientes que ele presta serviços. Se ele tem vários clientes do seu segmento na cartela, isso pode atestar que ele tem boas qualidades para te atender também.

5. Qualidade

A qualidade está entre os fatores essenciais de se observar na hora de escolher um fornecedor de SST para sua empresa, conforme já mencionamos antes! Uma Dica: Solicite uma reunião com apresentação do eSocial para que a equipe técnica da sua empresa possa analisar.

6. Preço

Neste ponto a primeira regra é: desconfie de valores muito baixos! Por outro lado, também não é indicado perder tempo questionando preços muito acima da média. Não há qualidade que justifique valores muito além dos comumente praticados no mercado.

7. Suporte

Verifique se o fornecedor de SST tem um bom suporte, quais canais ele tem disponíveis, se responde rápido e se os tomadores de decisão lá dentro são de fácil acesso.

8. Localização

Ter um fornecedor de SST bem localizado e principalmente se você tiver uma demanda fora do planejado e precisar de fornecimento extra com rapidez.

9. Prazos

O prazo é outro aspecto fundamental de se avaliar na hora de selecionar um fornecedor de SST. Quanto a isso, na hora que estiver realizando a cotação, deixe claro para os candidatos a fornecedor de SST quais são as necessidades da sua empresa. Desta forma não há riscos de você ficar sujeito às condições dele.

10. Flexibilidade

Apesar de ser importante já prever para o fornecedor de SST a demanda de entrega que a sua empresa precisará a cada período, também é essencial que os seu fornecedor de SST seja flexível e possa te atender no caso de algum imprevisto ou demanda extra. Então esse também é um ponto importante de se avaliar na hora de selecionar um fornecedor de SST.

Quer saber mais sobre o eSocial SST?

Acompanhe aqui nossa Maratona 20 dias com o eSocial e saiba mais!

Calendário Maratona 20 dias eSocial

Mande um e-mail com suas dúvidas, irei prontamente lhe atender: esocial@amtclimet.com.br
Até breve!

Kristine de Souza
Gestora e Especialista em eSocial 
Depto SST, RH e DP

O que é e quais objetivos do eSocial?

No mundo Contábil e de SST em geral, a palavra que mais se fala de momento é “eSOCIAL”… mas você sabe exatamente o q é?

Quais vantagens o eSocial traz?

São tantas mudanças que com certeza iremos ter alguma vantagem…. a seguir saiba o que esperar de bom:

Qual é meu Prazo?

Qual meu Prazo para o eSocial? Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 atualiza o Cronograma de Obrigatoriedade.

O que é preciso fazer para preparar sua empresa para esta mudança?

Para se preparar para o eSocial, a empresa deve contar com ferramentas de planejamento e estratégias que sejam compatíveis com o programa.

Agora é a hora da A-Ç-Ã-O!

A adequação dos processos das empresas e a implantação do eSocial trazem inúmeros benefícios para o governo, as organizações e seus funcionários.

Deste universo SST, nós entendemos!

Finalmente, a área de Saúde e Segurança do Trabalho presenciará em 2021, a entrada de seus eventos no eSocial, após anos de prorrogações…

Até aqui você já tem uma grande noção do que esperar do eSocial, mas…

Esta versão mais recente da Versão Simplificada do eSocial trouxe algumas mudanças significativas nos Eventos relacionados à área de SST.

Quem é responsável por enviar os dados?

O empregador é o responsável por definir este critério, porém a permissão adequada é que o envio seja feito por sua Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho

ASO Avulso? Exames? GR 1 e 2 sem PCMSO?

A Saúde Ocupacional é um ramo da Medicina, e um setor obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte (pequeno, médio ou grande).

PPRA ou PGR? Documentos Obrigatórios de SST!

A documentação é essencial e serve como prova de que os empregadores agem em conformidade com os direitos dos trabalhadores.

Qual impacto o eSocial causará?

Nas empresas os impactos do eSocial foi diversificado. A ferramenta eletrônica promoveu uma corrida nas organizações para se adaptarem a essa nova realidade.

As possíveis multas do eSocial SST

O eSocial é uma obrigatoriedade, e as empresas de todos portes deverão se adequar. Além das multas, as penalidades poderão aumentar os custos das empresas.