Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

Chegou a hora do Check List Start no eSocial

Depois de inúmeros prazos adiados, o eSocial finalmente entrou em vigor. Muitas empresas do primeiro grupo, aquelas que faturaram 78 milhões no ano de 2016 ou que solicitaram a antecipação, já estão no ambiente de produção. Entender o passo a passo para se adaptar é muito importante. Por isso, fiz uma checklist do eSocial com todas as dicas.

Mas o que essas empresas tiveram que fazer para conseguir realizar as transmissões no prazo e o que deverão continuar fazendo para transmitir as demais fases? Fizemos um checklist com ações que estas empresas fizeram para conseguir se adequar ao eSocial a tempo. Acompanhe mais em nosso post abaixo:

Qualificação Cadastral

Essa é a ação primordial para fazer a transmissão dos dados ao eSocial com eficiência e sem erros. Realize a qualificação cadastral e providencie a regularização dos empregados e autônomos que se encontram com alguma pendência.

É muito importante que, ao transmitir todos os dados cadastrais dos trabalhadores, as informações estejam corretas para que não tenha o retrabalho de fazê-las novamente.

Tenha uma Equipe Capacitada

Tenha no seu quadro de trabalhadores, principalmente os que irão trabalhar diretamente com os dados enviados ao eSocial, colaboradores capacitados com conhecimento em legislação trabalhista, previdenciária e conscientes da importância e complexidade do projeto; além disso, sugiro que possa investir em treinamento para que possam entender a fundo todas as mudanças e informações da legislação e contratar uma consultoria ou terceirizar o serviço.

Organize seus Processos Internos

Essa é a hora de rever todos os processos existentes em áreas como RH, financeiro, contabilidade, TI, SST e até mesmo jurídico. Se a rotina da equipe já vai ter uma mudança, porque não reorganizar os processos? Verifique em quais deles você pode encaixar as mudanças do eSocial. No final, você vai perceber que essa nova obrigatoriedade consegue diminuir alguns processos manuais e complexos, otimizando a produtividade da equipe.

Cargos x CBOs

O CBO (Classificação Brasileira de Ocupação) é um documento, do Ministério do Trabalho, que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações. Outro fator extremamente importante é verificar se a descrição dos cargos ocupados hoje estão de acordo com os cargos estabelecidos pela CBO, já que essas informações entram no cadastro dos trabalhadores transmitidos para o eSocial.

Rubricas

Geralmente, as empresas utilizam uma tabela de rubricas configurada dentro do software utilizado para a folha de pagamento. Então, nem sempre as rubricas que eram utilizadas são todas as mesmas exigidas pelo eSocial. Então, mapeie todas as rubricas com a natureza exigida pelo eSocial como indicativo de incidência do INSS, FGTS, IRRF e contribuição sindical de acordo com a legislação e faça a adequação, se necessário. Em outras palavras, tenha certeza que as rubricas da folha constem na tabela de rubricas do eSocial, garantido a correspondência entre elas.

Laudos de Segurança e Medicina do Trabalho

Verifique se está em dia com as Normas Regulamentadoras. Dentre elas, estão o: PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Lembrando que nos últimos meses tivemos expressivas alterações das NRs, e mais itens serão parametrizados ao eSocial!

Processos Judiciais e Administrativos

Analisar juntamente com o jurídico se o RH/DP já possuem todos os processos cadastrados em sua base para serem transmitidos para o eSocial. Outra dica que deixo é que mesmo as empresas que entraram no primeiro grupo, devem continuar acompanhando as possíveis alterações que o Governo Federal por ventura venha implementar.

Reforçamos que o eSocial não veio para mudar a legislação e sim fazer com que se cumpra.  Com essa exigência online do eSocial, muitas empresas irão se organizar involuntariamente. Sabemos que essa organização não será imediata, mas com o passar do tempo todas as empresas estarão dentro do formato exigido pela legislação e o setor de RH/DP com certeza deixará de ser tão operacional e passará a atuar de forma mais estratégica!

Quer saber mais sobre o eSocial SST?

Acompanhe aqui nossa Maratona 20 dias com o eSocial e saiba mais!

Calendário Maratona 20 dias eSocial

Mande um e-mail com suas dúvidas, irei prontamente lhe atender: esocial@amtclimet.com.br
Até breve!

Kristine de Souza
Gestora e Especialista em eSocial 
Depto SST, RH e DP

O que é e quais objetivos do eSocial?

No mundo Contábil e de SST em geral, a palavra que mais se fala de momento é “eSOCIAL”… mas você sabe exatamente o q é?

Quais vantagens o eSocial traz?

São tantas mudanças que com certeza iremos ter alguma vantagem…. a seguir saiba o que esperar de bom:

Qual é meu Prazo?

Qual meu Prazo para o eSocial? Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 atualiza o Cronograma de Obrigatoriedade.

O que é preciso fazer para preparar sua empresa para esta mudança?

Para se preparar para o eSocial, a empresa deve contar com ferramentas de planejamento e estratégias que sejam compatíveis com o programa.

Agora é a hora da A-Ç-Ã-O!

A adequação dos processos das empresas e a implantação do eSocial trazem inúmeros benefícios para o governo, as organizações e seus funcionários.

Deste universo SST, nós entendemos!

Finalmente, a área de Saúde e Segurança do Trabalho presenciará em 2021, a entrada de seus eventos no eSocial, após anos de prorrogações…

Até aqui você já tem uma grande noção do que esperar do eSocial, mas…

Esta versão mais recente da Versão Simplificada do eSocial trouxe algumas mudanças significativas nos Eventos relacionados à área de SST.

Quem é responsável por enviar os dados?

O empregador é o responsável por definir este critério, porém a permissão adequada é que o envio seja feito por sua Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho

ASO Avulso? Exames? GR 1 e 2 sem PCMSO?

A Saúde Ocupacional é um ramo da Medicina, e um setor obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte (pequeno, médio ou grande).

PPRA ou PGR? Documentos Obrigatórios de SST!

A documentação é essencial e serve como prova de que os empregadores agem em conformidade com os direitos dos trabalhadores.

Qual impacto o eSocial causará?

Nas empresas os impactos do eSocial foi diversificado. A ferramenta eletrônica promoveu uma corrida nas organizações para se adaptarem a essa nova realidade.

As possíveis multas do eSocial SST

O eSocial é uma obrigatoriedade, e as empresas de todos portes deverão se adequar. Além das multas, as penalidades poderão aumentar os custos das empresas.