Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

Agora é a hora da A-Ç-Ã-O!

A adequação dos processos das empresas e a implantação do eSocial podem trazer inúmeros benefícios para cada uma das três esferas envolvidas: o governo, as organizações propriamente ditas e seus respectivos funcionários. O governo, por exemplo, poderá acompanhar e fiscalizar bem mais de perto todas as ações das empresas no que diz respeito a seus funcionários. 

Já as empresas terão um controle maior sobre seus processos, conseguindo, assim, evitar erros que poderiam até virar uma ação judicial futuramente, além de, a longo prazo, não terem a necessidade de arquivar diversos documentos. E os funcionários, por sua vez, serão beneficiados por terem seus direitos resguardados pela fiscalização, que passa a ser bem mais rígida e criteriosa com a implementação do sistema. 

Mudanças e rotinas

Independentemente da categoria em que sua empresa se encaixa e quando será efetivamente feita a transição para a utilização do eSocial, é importante que tanto os gestores como os colaboradores estejam neste momento já preparados e tenham sempre em mente que essa nova medida acarretará em mudanças profundas dentro da empresa e nas rotinas executadas. 

Por isso, deve haver todo um suporte no que diz respeito às alterações a serem feitas nos processos para que haja a devida adequação ao sistema. Isso tudo, claro, além do envolvimento e do treinamento dos respectivos colaboradores que executarão as novas rotinas processuais… e como diz aquele ditado… funcionário bem treinado não tem medo de nada… ou ainda… serviço bem feito não é refeito!

Viu só como não há o que temer? Comece a enxergar com bons olhos todas essas mudanças, elas trarão benefícios a todos os envolvidos, gerando confiança na relação entre Empresa, Empregado e Governo. 
Conte conosco para sua adaptação! Nós estamos preparados! E a sua empresa?

Quer saber mais sobre o eSocial SST?
Acompanhe aqui nossa Maratona 20 dias com o eSocial.

Calendário Maratona 20 dias eSocial

Mande um e-mail com suas dúvidas, irei prontamente lhe atender: esocial@amtclimet.com.br
Até breve!

Kristine de Souza
Gestora e Especialista em eSocial 
Depto SST, RH e DP

O que é e quais objetivos do eSocial?

No mundo Contábil e de SST em geral, a palavra que mais se fala de momento é “eSOCIAL”… mas você sabe exatamente o q é?

Quais vantagens o eSocial traz?

São tantas mudanças que com certeza iremos ter alguma vantagem…. a seguir saiba o que esperar de bom:

Qual é meu Prazo?

Qual meu Prazo para o eSocial? Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 atualiza o Cronograma de Obrigatoriedade.

O que é preciso fazer para preparar sua empresa para esta mudança?

Para se preparar para o eSocial, a empresa deve contar com ferramentas de planejamento e estratégias que sejam compatíveis com o programa.

Deste universo SST, nós entendemos!

Finalmente, a área de Saúde e Segurança do Trabalho presenciará em 2021, a entrada de seus eventos no eSocial, após anos de prorrogações…

Até aqui você já tem uma grande noção do que esperar do eSocial, mas…

Esta versão mais recente da Versão Simplificada do eSocial trouxe algumas mudanças significativas nos Eventos relacionados à área de SST.

Quem é responsável por enviar os dados?

O empregador é o responsável por definir este critério, porém a permissão adequada é que o envio seja feito por sua Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho

ASO Avulso? Exames? GR 1 e 2 sem PCMSO?

A Saúde Ocupacional é um ramo da Medicina, e um setor obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte (pequeno, médio ou grande).

PPRA ou PGR? Documentos Obrigatórios de SST!

A documentação é essencial e serve como prova de que os empregadores agem em conformidade com os direitos dos trabalhadores.

Qual impacto o eSocial causará?

Nas empresas os impactos do eSocial foi diversificado. A ferramenta eletrônica promoveu uma corrida nas organizações para se adaptarem a essa nova realidade.

As possíveis multas do eSocial SST

O eSocial é uma obrigatoriedade, e as empresas de todos portes deverão se adequar. Além das multas, as penalidades poderão aumentar os custos das empresas.

Multas! De quem é a responsabilidade?

Por vezes a responsabilidade da multa pode recair sobre o prestador de serviços. Em outros casos a empresa cliente é que pode assumir a culpa. Veja os exemplos: