Maratona 20 dias: dominando o eSocial em SST. Inscrição gratuita aqui!

7 pontos que merecem a atenção de sua contabilidade

No que tange às empresas de contabilidade, é de conhecimento geral que existem muitas falhas na área de Departamento Pessoal. É muito comum, por exemplo, que empresas enviem admissões para serem executadas com atraso, a chamada admissão retroativa. Além disso, também é comum a exigência de atualização de informações em folhas de pagamento já fechadas, pontos que comprometem a qualidade e validade do que é enviado.

O fato é que muitas empresas negligenciam muitos processos, no que diz respeito à própria aplicação das leis trabalhistas. Esse cenário prejudica bastante o trabalho dos contadores, os quais precisam realizar atualizações e alterações constantes em documentos. Contudo, com o eSocial, um formato de prestação mais modernizado, os dados são prestados quase que em tempo real, o que dificulta a realização de qualquer tipo de correção ou arranjo.

Nesse sentido, as empresas terão que adequar suas rotinas às novas exigências do Fisco. E mais do que nunca, as empresas de contabilidade precisam estar preparadas para realizar esse trabalho, capacitar funcionários e conscientizar seus clientes. Por considerar isso, abaixo estão elencados 5 pontos que precisam ser levados em conta pelas empresas contábeis na hora de implantar o eSocial. Confira:

1. Mapeamento dos Processos Trabalhistas

É muito importante que a empresa defina, com base nas regras trabalhistas e do eSocial, como devem ser feitos os processos de admissão, férias, faltas, horas extras, dentre outros. Além disso, torna-se essencial que a empresa contábil elabore esses processos e comunique seus clientes a respeito deles, sempre certificando-os de que o descumprimento do prazo pode gerar penalidades para as empresas.

2. Revise os Cadastros no Sistema

Muitas das informações exigidas pelo eSocial já estão no sistema de folha de pagamento das empresas, mas não eram preenchidas. Então é importante revisar esses cadastros.

3. Verifique os Cadastros dos Trabalhadores

É essencial revisar os cadastros dos trabalhadores, a parametrização da empresa no sistema, identificar se os dados estão atualizados e se as informações de medicina e segurança do trabalho estão sendo cumpridas plenamente.

4. Esqueça o “retroativo”

Com a frequência maior de envio de informações, o “jeitinho” vai se tornar bem mais complicado ou terá que deixar de existir em diversas situações. Por exemplo, admissões precisarão ser enviadas antes da data de admissão. Rescisões precisarão ser enviadas no mesmo prazo do pagamento – 1 dia para rescisão iniciada pela empresa e 10 dias para quando o empregado pedir a rescisão. Alterações contratuais como aumento de salário ou troca de função também deverão ser informadas ao eSocial no momento que acontecerem.

5. Atestados ficarão mais importantes do que nunca

Como o eSocial também concentra dados da Previdência Social e os dados dele serão usados para a liberação de benefícios, sua empresa terá que informar todo atestado acima de 3 dias de duração obrigatoriamente para o eSocial.

Além disso, se vários atestados menores que 3 dias chegarem a somar 15 dias de ausência, você terá que informar estes também.

Como é complicado ficar escolhendo qual você informa e qual não informa, é melhor informar todos de uma vez. Esse informe também precisa ser feito sempre com antecedência, para não gerar problemas com o espelho de ponto.

6. Capacite suas Equipes

Um dos pontos mais importantes é este. As empresas de contabilidade precisam capacitar colaboradores, para que eles possuam conhecimento sobre o funcionamento do eSocial, suas regras, penalidades, e etc. É muito comum que essas pessoas não tenham conhecimento sobre a legislação e da norma trabalhista, então é importante que elas estejam por dentro das questões de trabalho.

7. Conscientização Entre Cliente x Contador!

Certifique seus clientes a respeito dos riscos e oportunidades do eSocial. As empresas precisam rever situações, pensar em nível de planejamento e gestão tributária e trabalhista. Quando se regulariza com inteligência fiscal, em conformidade com a lei, a ação sai muito mais barata do que quando se está irregular.

Quer saber mais sobre o eSocial SST?

Acompanhe aqui nossa Maratona 20 dias com o eSocial e saiba mais!

Calendário Maratona 20 dias eSocial

Mande um e-mail com suas dúvidas, irei prontamente lhe atender: esocial@amtclimet.com.br
Até breve!

Kristine de Souza
Gestora e Especialista em eSocial 
Depto SST, RH e DP

O que é e quais objetivos do eSocial?

No mundo Contábil e de SST em geral, a palavra que mais se fala de momento é “eSOCIAL”… mas você sabe exatamente o q é?

Quais vantagens o eSocial traz?

São tantas mudanças que com certeza iremos ter alguma vantagem…. a seguir saiba o que esperar de bom:

Qual é meu Prazo?

Qual meu Prazo para o eSocial? Publicada a Portaria Conjunta SEPRT/RFB/ME nº 71/2021 atualiza o Cronograma de Obrigatoriedade.

O que é preciso fazer para preparar sua empresa para esta mudança?

Para se preparar para o eSocial, a empresa deve contar com ferramentas de planejamento e estratégias que sejam compatíveis com o programa.

Agora é a hora da A-Ç-Ã-O!

A adequação dos processos das empresas e a implantação do eSocial trazem inúmeros benefícios para o governo, as organizações e seus funcionários.

Deste universo SST, nós entendemos!

Finalmente, a área de Saúde e Segurança do Trabalho presenciará em 2021, a entrada de seus eventos no eSocial, após anos de prorrogações…

Até aqui você já tem uma grande noção do que esperar do eSocial, mas…

Esta versão mais recente da Versão Simplificada do eSocial trouxe algumas mudanças significativas nos Eventos relacionados à área de SST.

Quem é responsável por enviar os dados?

O empregador é o responsável por definir este critério, porém a permissão adequada é que o envio seja feito por sua Clínica de Medicina e Segurança do Trabalho

ASO Avulso? Exames? GR 1 e 2 sem PCMSO?

A Saúde Ocupacional é um ramo da Medicina, e um setor obrigatório dentro das empresas, independentemente do porte (pequeno, médio ou grande).

PPRA ou PGR? Documentos Obrigatórios de SST!

A documentação é essencial e serve como prova de que os empregadores agem em conformidade com os direitos dos trabalhadores.

Qual impacto o eSocial causará?

Nas empresas os impactos do eSocial foi diversificado. A ferramenta eletrônica promoveu uma corrida nas organizações para se adaptarem a essa nova realidade.

As possíveis multas do eSocial SST

O eSocial é uma obrigatoriedade, e as empresas de todos portes deverão se adequar. Além das multas, as penalidades poderão aumentar os custos das empresas.